sábado, 8 de junho de 2013

Nova idade, novidade?



Aos 10 anos, você se imagina com 15... e pensa nos 5 anos que ainda falta pra completar a idade desejada, muito, quase uma eternidade... e a vida segue sem muitas preocupações, várias brincadeiras, estudos... e num piscar de olhos, você acorda e está lá os seus tão sonhados 15 anos, e você pensa na mudança, algumas físicas (mas nem tanto), muitas outras são "apenas" no interior, você está naquela fase, em que não é adulta, mas também não pode ser uma criança, apesar de ainda fazer "birra", e muito.
E ai o que fazer com esses 15 anos? NADA... agora você deseja fazer 18 anos, ter autonomia suficiente para ir e vir (mesmo sabendo que você não terá total e exclusiva autoridade em sua vida, seu pais sim, não se iluda). E você passa de "criança" a uma mulher, as brincadeiras cessam, os estudos não é tão prioridade assim (ou é?), os meninos passam de "idiotas" para "idiotas lindos", a fase da paquera... e nesse tempo de autoconhecimento, seus 18 anos chegam, assim, atropelando sua adolescência, mudando seus hábitos, suas opiniões, até mesmo, seu corpo. Oras, o que fazer com seus 18 anos? Sair? Beber?Passar a madrugada dançando? Afinal, agora você pode... mas nem bem seus 18 chegaram e você já deseja mais, mais idade, como vou estar aos 25 anos, você pensa... e tcharam, seus 25 anos chegam, trazendo seriedade, trabalho, cansaço, bem vindo a vida adulta, não é fácil não é mesmo? Você pensa em viver um romance, mas acaba vivendo um engano... muitas vezes você vai mergulhar de cabeça na ilusão, e a ironia de tudo isso, é que você não sabe nadar! E quantas vezes você precisa se afogar pra perceber? Muitas e muitas, não se esqueça!
E ai você pensa em paralisar o tempo, afinal, falta 5 anos para os 30, absurdo! Lembra quando você tinha 10 anos? Você via as pessoas de 30 como velhos, apesar de não ser. E a crise dos 30? Você se desespera e uma rápida olhadela no espelho e lá está... 30 anos!!!!! Meu Deus, será que fiz tudo o que devia? Seu estômago se comprime em um arrependimento por ter feito e não ter feito o que deveria, mas agora você tem a maturidade, algumas rugas, alguns fios brancos de cabelos insistem em aparecer, e uma indisposição para sair, passar as madrugadas dançando? Nem pensar,  dormir é melhor, ler também se torna quase um "esporte" nessa idade.
Agora, acostumada com a idade, você não quer que ela passe rápido, tá bom assim, tranquilo... uma esticada na cama e ao se levantar, bam! 34 anos... você olha pra trás e se arrepende de muitas coisas, mas foi aprendizado, será que você fez tudo certo? Claro que não! Os erros fazem parte da vida, e você errou e muito, não negue. Mas uma coisa ficou com você nesse passar de tempo: solidão. É... nada do que você fez, nem os amigos que conquistou (conquistou?), fizeram essa maldita partir... e aqui está ela, olhando junto com você no espelho, essa ruga é nova? Você esboça um sorriso, e se parabeniza pelos 34 anos, agora não precisar correr, você quase indaga o tempo... quer aproveitar o máximo sua vida, apesar de sozinha.
Uma rápida olhada pra trás e você consegue ver a menina que foi, cheia de tranças, uma alegria genuína, a vontade de mudar o mundo inteiro, e olhando pra frente você enxerga a mulher que se tornou, agora querendo mudar apenas o seu mundo (egoísmo?), em uma eterna busca pela felicidade. Será que ela existe? Você ouve risadas no andar de baixo, ergue a cabeça se olha mais uma vez no espelho, e não é que tem mais uma ruga mesmo? Um suspiro forte, a menina de tranças parece feliz por ver a mulher que se tornou (sem as tranças, o cabelo continua rebelde), se ajeita mulher e desce pra festejar com a sua família, quase uma  ordem ( é... a sua criança interior continua "birrenta")... e lá vai você se aventurar em mais uma nova idade, apenas uma curiosidade: como estará aos 40 anos? Bem, você tem 6 anos pra pensar, enquanto isso, parabéns pra você, parabéns pra mim! 

Novidade? Só a nova idade...



(( Rosi Rosa ))


Nenhum comentário:

Postar um comentário